Automação de Processos

As técnicas de controle automático têm um papel primordial no aumento do desempenho de sistemas produtivos mas, o crescente aumento na funcionalidade dos sistemas mecatrônicos (sistemas mecânicos e eletromecânicos integrados por computador) tem incrementado sua complexidade. Isto demanda revisões de conceitos e utilização de novas técnicas para avaliar alternativas de projeto e políticas de operação em situações com um número grande de restrições, impostas principalmente pela limitação dos recursos disponíveis no sistema. Observa-se que as interações entre os elementos do sistema podem ser caracterizadas como de ocorrência discreta, assíncrona e sequencial, havendo a necessidade de sincronização de processos, tratamento de operações concorrentes, solução de conflitos, etc. Dentre estes conceitos de sistemas produtivos se destacam: sistemas flexíveis de manufatura, sistemas de automação balanceada (Integração adequada de máquinas automatizadas e supervisão humana), sistemas inteligentes de manufatura. Todos estes sistemas possuem características funcionais como alto grau de autonomia e flexibilidade e consideram também a integração e complementaridade dos aspectos tecnológicos, humanos e sócio-econômicos.

Considerar a tolerância a falhas nestes tipos de sistemas é fundamental para se desenvolver sistemas mais flexíveis e autônomos. Isto requer, evidentemente, estudos que levem em conta, além da otimização dos processos de manufatura, o processo de detecção e de tratamento de falhas e erros de operação. Falhas e operações de manutenção são eventos que não podem ser desconsiderados num sistema de manufatura real.

Na figura é ilustrada a estrutura de um equipamento automatizado tolerante a falhas e que considera a intervenção humana

Integração de sistemas e atividades em edifícios inteligentes

Este tópico visa a caracterização e desenvolvimento de um sistema integrado e modular para a gestão, controle e monitoração de edifícios inteligentes, com infra-estrutura sensorial assistida por computador.

Dentre as motivações podem ser citadas:

75% da energia global é consumida nas cidades.

Nas 40 maiores Metrópoles entre 35-50% da energia é desperdiçada por mal uso do ar-condicionado, luzes, e 35% por perdas em vazamentos

Edifício Inteligente pode ser definido como: edifício altamente automatizado, com seus subsistemas integrados, ergonômico, seguro, fácil de gerenciar.

Alguns dos componentes de um Edifício Inteligente são:

  • Gerenciamento e monitoração de energia
  • Controle de iluminação
  • Controle de acesso
  • Sistema de segurança
  • Sistema de prevenção contra incêndio
  • Sistema telecomunicações
  • Sistema gerenciamento da informação
  • Sistema de manutenção